A diferença entre #Markup e #Margem de Lucro

“Markup é um índice usado para o cálculo do preço de venda ideal, para assim atingir uma Margemde Lucro desejada”.

A vida de um empreendedor é marcada por diversos conceitos que surgem durante a sua gestão. Markup e Margem de Lucro, por exemplo, são dois indicadores que devem ser acompanhados de perto, do contrário, há sérios riscos de se tomar decisões equivocadas. Os conceitos de Markup e Margem de Lucro são muito importantes para qualquer empresa.                                                                     

A confusão entre eles e a aplicação incorreta pode, em casos de precificação de produtos, dependendo da proporção, levar à falência.  Por isso é importante saber exatamente a diferença entre um e outro, tão comumente confundidos, até mesmo por especializadas em finanças.

A diferença é simples: a função do markup está relacionada ao custo enquanto a função da margem de lucro ao preço. De forma breve e objetiva pode-se entender Markup como um índice multiplicador aplicado sobre o preço de custo de um produto, geralmente para determinar o seu preço de venda, e Margem de Lucro como um percentual encontrado a partir do preço de venda de um produto, representa percentualmente a parcela do preço de venda correspondente ao lucro da operação(por isso é função do preço, tem o preço como ponto de partida e nunca o custo).

Uma boa maneira de memorizar a diferença entre os dois é pensar na margem de lucro como uma porcentagem e o markup apenas como um índice formador de preço.

Como calcular: 

Markup: Para o cálculo adotar a fórmula: 100/[100-(LP)] 

Onde:

• 100 representa o preço unitário total de venda em percentual
• LP para Margem de Lucro Pretendida

Vamos considerar que seu produto custa 50,00 e que você tem o índice: LP=30%

Markup = 100/(100-30)
Markup = 100/70
Markup = 1,4286  (42,86% markup)

Preço de Venda = 50,00 x 1,4286 = $71,43                                                                                                                            

Margem de Lucro: é preciso dividir o lucro pelo valor de venda, em seguida, multiplicar por 100. = (Lucro/venda) x 100

Lucro  = $21,43
Venda = $71,43
Margem de Lucro = 30%

Com o exemplo acima entendesse que: para se obter um Lucro Bruto Pretendido de 30% é necessário aplicar (somar) 42,86% (Markup) para formar o Valor de Venda. Partindo do Lucro Bruto devesse deduzir todas as despesas e impostos para se obter o Lucro Líquido, que é o lucro real.

Importante Relembrar:

Lucro Bruto

LUCRO BRUTO = RECEITA TOTAL – CUSTOS VARIÁVEIS

O lucro bruto é o rendimento que permanece ao serem deduzidos os custos variáveis. Ele é a diferença positiva entre a receita total (preço produto x quantidade de vendas) e o custo envolvido no oferecimento de um produto.
Ele leva em consideração os gastos com a produção ou compra do produto, você também pode encontrar alusões ao lucro bruto como “lucro de vendas” ou “lucro operacional bruto”.

Lucro Líquido

LUCRO LÍQUIDO = RECEITA TOTAL – CUSTO TOTAL

O lucro líquido de um negócio leva em consideração não apenas os custos variáveis, mas também os custos fixos.
A soma dos custos fixos e dos custos variáveis se chama custo total, e ele indica realmente a soma de todas as saídas da empresa. É esse valor que importa na hora de calcular o lucro líquido.

O lucro líquido se trata do rendimento que permanece após a subtração de todos os custos da empresa.

Custos Variáveis

Os custos variáveis são aqueles relacionados aos valores gastos pela empresa para produzir ou oferecer os serviços de vendas aos clientes. Eles variam de acordo com a quantidade produzida ou com a prestação dos serviços. Por essa razão, alguns impostos, como o ICMS, por exemplo, são considerados custos variáveis.

Custos Fixos

Os custos fixos se referem aos gastos que não dependem da produção, pois são gastos que a empresa terá de toda maneira. É o caso de gastos com o aluguel do espaço, contas de luz, água, telefone e internet, folha de pagamento e impostos como o IPTU, por exemplo.

Esperamos ter ajudado na sua gestão.

Conte com a gente!